CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NACIONAL E INTERNACIONAL-CAMANI

OBS: Todas as atividades físicas estão sendo feitas provisóriamente no CAC em Rio das Ostras - RJ

O Curso de Perito Judicial

O curso de Perícia Judicial é um curso que abrange todas as áreas de formação, onde o aluno aprenderá os trâmites processuais, como por exemplo: elaboração de laudo e apresentação ao juiz. Sua formação será sua Especialidade Pericial.

O QUE É UM PERITO JUDICIAL

 

O Perito Judicial é um profissional que possui conhecimentos técnicos, científicos e artísticos, dependendo da área de sua atuação. Quando nomeado pelo Juízo para assumir esta função, seu dever é se apropriar de seus conhecimentos a fim de dar embasamento por meio de um laudo pericial ao parecer final do juiz em determinados processos.

 

Dado que o juiz não é obrigado a possuir conhecimentos em determinadas áreas, a nomeação do perito é de extrema importância. Esse profissional, que possui formação superior, vai emitir um laudo que aponta questões que proporcionam provas periciais.

 

De acordo com o artigo 421 do Novo Código de Processo Civil, é correto afirmar que o técnico especialista que vai servir como perito oficial deve ser escolhido pelo juiz.


Vamos explicar, tudo o que você precisa saber sobre a Perícia Judicial.

 

Afinal, o que é a perícia judicial?

 

A Perícia Judicial são provas que têm como objetivo apresentar informações que possam determinar a resolução de uma ação judicial. O profissional responsável por elaborar o laudo técnico que aponta essas questões é o Perito Judicial.

 

Mas o que é o laudo técnico pericial?

 

É um documento que contém todas as informações técnicas sobre determinada área, que serve para dar suporte ao Juiz no esclarecimento do caso.

Nomeado pelo Juízo a fim de garantir o embasamento necessário para o Juiz dar seu parecer final, o Perito Judicial deve emitir e validar esses laudos de forma responsável. O profissional deve apresentar total imparcialidade sobre as partes envolvidas no processo.

 

Segundo os artigos atualizados do Código de Processo Civil, especificamente o artigo 145, é correto dizer:

 

Art.145 – Quando a prova do fato depender de conhecimento técnico e científico o Juiz será assistido por perito, segundo o disposto no Art. 421.

1º Os peritos serão escolhidos entre profissionais de nível universitário, devidamente inscritos no órgão de classe competente.

2º Os peritos comprovarão sua especialidade na matéria sobre o que deverão opinar mediante certidão do órgão profissional em que estiverem inscritos.

 

A Perícia Judicial também pode ser exigida pelas partes envolvidas no processo. Os advogados podem indicar os assistentes técnicos para apontar contradições no laudo pericial, em que cabe ao Perito Judicial avaliar, confirmar e validar as informações apresentadas por esses profissionais… Para dar seu parecer final antes de direcionar ao Juiz.

 

A Perícia Judicial pode ser exigida também por uma das partes envolvidas no processo, cabendo ao advogado solicitar ao Juízo.

 

 

Conforme o artigo 331, I do Código de Processo Civil(CPC) a nomeação do perito é feita pelo juiz no despacho saneador, quando houver por bem deferir a prova técnica.

 

No artigo 421 do CPC está inserido que o técnico que deve servir no processo como perito é escolhido pelo juiz.

 

OBJETIVOS

 

O curso de Perícia Judicial trata dos aspectos técnicos da atividade pericial, proporcionando aos nossos alunos o conhecimento necessário e a possibilidade de atuar na esfera Judicial e Extrajudicial. Após a conclusão deste curso, atendendo aos demais requisitos, o aluno estará habilitado a filiar-se a Instituição.

 

PÚBLICO-ALVO

 

O curso é direcionado a profissionais de diversas áreas de atuação, como Engenheiros, Arquitetos, Médicos, Fisioterapeutas, Contadores, Corretores, Administradores que possuam TTI, entre outros, ou seja, profissionais com graduação completa ou formação técnica cadastrada no CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais) que desejem aumentar suas possibilidades profissionais; conhecer uma nova área de atuação; obter maior aprendizado sobre os conceitos teóricos e práticos de Perícias Judiciais, podendo atuar como Perito, Judicial ou Extrajudicialmente.

 

*Para atuação na esfera Extrajudicial não é necessário possuir formação.

 

METODOLOGIA DO CURSO

 

O sistema metodológico de nossos cursos utiliza diversos recursos disponíveis em tecnologia para promover uma maior interação entre seus participantes. O curso é ministrado por transmissão Ao Vivo (Online) através de uma plataforma de conferência remota de fácil usabilidade. Nessa “sala de aula virtual”, o curso, assim como o presencial, é totalmente interativo e dinâmico, com a presença do professor em sala de aula, espaço para perguntas, contato com outros alunos, aplicação de exercícios e meios de visualização da prática do dia-a-dia da profissão.

 

CARGA HORÁRIA

 

21 a 30 Horas/Aulas

Presencial e Online ao Vivo

Modalidade - Livre

QUAIS SÃO AS MATÉRIAS DO CURSO DE PERÍCIA JUDICIAL?

I. PERÍCIA JUDICIAL:

– Como ser Perito Judicial
– O que faz um Perito
– Nomeação
– Exigências
– Varas em que o Perito pode atuar
– Como a ser Perito Judicial
– O trabalho nas varas
– Perícias Judiciais e Extrajudiciais
– O Processo
– Os 5 Princípios do Processo
– Fases Processuais
– Intimação nos autos
– Retirada dos autos
– Honorários Periciais


II. LAUDO PERICIAL:
– Conceito
– Elaboração
– Estrutura
– Encaminhamento
– Quesitos e Respostas
– Respostas Padrão
– Entrega do Laudo Pericial
– Assistentes Técnicos
– Quesitos Suplementares
– Esclarecimentos de Quesitos

 

III. LEGISLAÇÃO:
– CPC: artigos 464 a 480 do novo CPC
– CPP: Crimes relacionados a Peritos
– Assistência Judiciária Gratuita

 

IV. MODELOS DIVERSOS:
– Carta de Apresentação
– Propostas de Honorários
– Laudos diversos

 

V. NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

A CAMANI INICIALMENTE DISPONIBILIZA O CURSO DE PERÍCIA, VISTORIA E AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS, PARA OS CORRETORES IMOBILIÁRIOS.

PERGUNTAS FREQUENTES

 

 

Como é o curso de Perícia Judicial?

O curso aborda trâmites processuais, trâmites periciais, legislação, modelos de petições, modelos de laudos periciais, como se apresentar ao Juiz, nomeação, honorários periciais, diligências, como elaborar um laudo pericial, atuação judicialmente e extrajudicialmente. Não é focado em nenhuma área específica.

 

O curso de Perícia Judicial é somente para Advogados?

Não, o curso de Perícia Judicial é para todos os profissionais que possuam conhecimentos técnicos e científicos. Para quem é bacharel em Direito, recomendamos que façam cursos de especialidades periciais (como Perícia Grafotécnica, por exemplo).

 

 

Possuindo somente o nível médio posso fazer o curso de perícia judicial?

Sim. Poderá realizar o curso de Perícia Judicial e obter o certificado. Porém, para atuar judicialmente, deverá possuir formação técnica cadastrada no CFT ou CRECI.

 

Qual o pré-requisito para a realização do curso de Perícia judicial?

O curso de Perícia Judicial é livre, qualquer pessoa poderá fazer. Para atuação nos Tribunais, geralmente é exigido curso superior em qualquer área, tendo em vista que o mesmo terá como primeira especialidade pericial a área de atuação profissional. Abre-se uma prerrogativa aos portadores do CRECI ou formação técnica cadastrada no CFT, aceitos na esfera judicial como especialidade pericial.

 

Perito é uma Profissão?

A Atividade de Perito não é profissão regulamentada, bem como que se trata de livre nomeação pelo Juiz, não sendo exigida a conclusão de cursos específicos ou associação a esta instituição, assim como a nenhuma associação de Peritos, Institutos de Pericias ou qualquer tipo de entidade ligada ao setor.

 

 

EM BREVE