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CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NACIONAL E INTERNACIONAL-CAMANI

CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NACIONAL E INTERNACIONAL-CAMANI

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ARBITRAGEM, O MEIO ALTERNATIVO NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS

Nesse cenário, a Arbitragem como meio alternativo de solução de conflitos instituído em 1996 tem crescido significativamente, em virtude de seus inegáveis benefícios.

CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO EMPRESARIAL

No Brasil amplia-se cada vez mais o interesse sobre a mediação e conciliação de conflitos no âmbito Empresarial. 

Magistrados (juízes) de primeira, segunda e terceira instâncias vêm se utilizando dos serviços de Conciliação e Mediação, para auxiliar as pessoas físicas ou jurídicas a buscarem a solução para seus conflitos através da Conciliação e Mediação.

 

​Seja qual for a área de aplicação da conciliação ou mediação partimos do principio que o passado não tem como ser modificado, porém seus efeitos podem ser minimizados no presente, resultando na satisfação de ambas as partes, possibilitando ótimos negócios, e a harmonia para um futuro de sucesso e grandes negócios.

 

​A Mediação Empresarial é um método científico, técnico, consensual e não adversárial, que pode ser usado também como prevenção, de conflitos e claro também como solução de disputas, controvérsias, conflitos ou litígios, em sede extrajudicial e judicial onde as partes participam de forma livre, autônoma, espontânea e consciente em busca de satisfazer seus anseios.

 

​O objetivo é diagnosticar os impasses e promover a busca de alternativas para o manejo dos conflitos. Por meio do processo de mediação, a comunicação é revista, os fatos são ampliados e as diferentes visões e percepções são marcadas.

 

​Através do diálogo, as metas e os resultados são redefinidos de forma consensual e corresponsável.

 

Visando a solução da questão, um mediador poderá ser escolhido pelas partes em um rol de mediadores existentes e atuantes nesta câmara, ou ser indicado pela própria câmara para estar administrando o procedimento, durante a sessão ou sessões, caso seja necessário mais de uma.

​O mediador escolhido, ou indicado será altamente capacitado, com as devidas qualificações exigidas, agindo de forma imparcial, neutro, e facilitando o processo de comunicação e negociação, afim de que as partes não se dispersem da questão, para obterem a melhor solução na forma de eliminar a questão conflitante.

 

​Poderá também ser eleito mais de um mediador chamado (co - mediador) que trabalha juntamente com mediador dependendo da complexidade e da questão a ser tratada.

 

O objetivo das sessões de mediação é buscar o restabelecimento da comunicação e do diálogo, afim de uma solução possível, que atenda às necessidades e expectativas de ambos envolvidos, para finalizar a controvérsia, e se possível, obter o restabelecimento perdido ou afetado pelo surgimento do conflito, fazendo com que se mantenha a preservação de relações continuadas em que o relacionamento das partes seja relevante para o presente e para o futuro.

 

​Poderá ser utilizada a conciliação ou mediação por toda e qualquer denominação de empresas sejam estas: empresário individual, sociedades LTDA, enfim todos os tipos de sociedades ou atividades empresariais sejam estas registradas ou não.

Modalidades da Conciliação e Mediação Empresarial
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Mediação interna, inter- empresarial ou intra-organizacional

 

Trata-se de situações ocorridas dentro da própria estrutura da Empresa, normalmente relacionadas a questões decorrentes das atividades internas da Empresa ou vinculadas a sua manutenção, ou seja, questões de organização, questões de recursos humanos (com exclusão de matérias trabalhistas judicia lizadas, a serem tratadas pela Mediação Judicial trabalhista), questões entre administradores e empregados, questões entre administradores e sócio, questões entre acionistas.

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Mediação entre Empresas ou inter-Empresarial.

 

Envolvendo questões entre Empresas, decorrentes de crédito e débito, transações comerciais, transações financeiras ou bancárias, transações imobiliárias, empreitadas, relações de franquia, propriedade intelectual, operações com seguros, questões societárias entre empresas, questões sobre títulos de crédito e títulos de participação societária.

Mediação externa ou extra Empresarial.

 

Decorrentes da relação entre a empresa e consumidores, Sociedade ou Coletividade, entes não empresariais nacionais (Associações, ONGs, Sociedades Simples, Fundações etc.), entes não-empresariais estrangeiros ou internacionais (Países, Organismos internacionais, Associações estrangeiras, Poder Público, Administração Pública Direta e Indireta).

As vantagens da mediação ou conciliação empresarial são inúmeras, como uma  drástica redução de custos, solução rápida das disputas, com economia de tempo, redução dos custos, gasto reduzido de executivos e gerentes internos da Empresa, redução do desgaste de relacionamentos importantes para a empresa, minimização de incertezas quanto aos resultados, mesmo quando a mediação não gera um acordo imediatamente, sua utilização propicia vantagens para as partes, como a melhor compreensão da disputa e o estreitamento de pontos que posteriormente, serão submetidos à Arbitragem ou ao Poder Judiciário.

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